sábado, 13 de novembro de 2010



Os novos conceitos de empreendedorismo, tecnologia e inovação, que estão super interligados a uma nova postura, chamada Humanidade 5.0 foi a questão que mais me despertou a atenção durante palestra Empreendedor.com, na Feira do Empreendedor do SEBRAE-PE, no CECON-PE, pelo consultor e expert em Mídias Sociais, Gil Giardelli.

Para ele, o novo capitalismo representa o Século da Intuição onde as pessoas passam a aprender, viver e empreender em Rede e um dos exemplos disso está na capacidade das novas gerações de deixar de lado os antigos modismos e vícios, como as novelas de Tv, e se integrarem de forma colaborativa no universo web. E essa tendência irá crescer progressivamente ainda com o passar dos tempos. Jovens como Pedro Franchesccini, um garoto de apenas 13 anos que assina 15 projetos, já criam aplicativos, jogos e novas tecnologias nas plataformas multimídias.

Esses Tech Inovadores, ou empreendedores.com., estão fazendo o que podem para tornar esse mundo melhor e com mais qualidade, partindo da premissa que você é o que você compartilha e que você compartilha para não ficar sozinho. Desta forma, surgem novos conceitos relacionados a essa nova ordem econômica social, a era da coletividade e da solidariedade coletiva, que vai de encontro com a era industrial.

Nós não vivemos mais em torno de uma carreira, porque hoje temos a capacidade de desenvolver múltiplas aptidões. Vivemos dentro de um núcleo de pessoas cansadas das redes de segurança da sociedade e que têm novas necessidades, galgadas em trabalho duro, igualdade de direitos, educação, respeito a religiosidade e respeito aos mais velhos. Somos o reflexo de um espírito aventureiro que se renova, como uma constante fábrica de idéias, que foge da centralização e busca o consumo mais engajado.