sexta-feira, 15 de julho de 2011

Comunicação e mercado: é bom entender


Os meios de comunicação de massa enfrentam hoje um acelerado processo de transformação. O seu dinâmico papel de formador de opinião é um instrumento imprescindível a todas as instituições, tanto públicas quanto privadas. Por isso, hoje é importante manter estratégias de inserção no mercado de mídia jornalística, com foco na criação de uma identidade corporativa isenta de interesses mercadológicos junto ao público.

A fim de conquistar um concorrido espaço em uma sociedade globalizada, a comunicação empresarial surge como um artifício eficiente na busca por espaços para a divulgação de projetos e trabalhos que tenham a intenção de criar, modificar e melhorar a imagem de uma marca, empresa, ou organização junto a sociedade. O trabalho da assessoria de imprensa tem justamente essa função de provocar a mídia jornalística e estimular a inserção gratuita nos meios de informações e notícias sobre serviços e produtos de uma corporação, que conhecemos como comunicação espontânea.

Mas, todo e qualquer trabalho de comunicação é realizado e adquire, na medida do possível, seu objetivo a partir da elaboração de um Plano de Comunicação, que consiste no conhecimento total do cliente, suas atividades, sua importância para o Mercado, suas necessidades em comunicação e sua estrutura interna. Fica visível, então, que para a realização desse trabalho é necessário o mínimo de informações sobre o cliente e seus objetivos para que, dessa forma, a assessoria de Comunicação possa realizar um trabalho adequado aos propósitos do cliente.

Desta forma, torna-se fundamental uma constante comunicação entre cliente e assessoria, que ainda adquire o papel de consultor sobre possíveis crises de imagem junto ao público com relação a situações relacionadas à organização ou empresa. Naturalmente, o bom funcionamento esse processo dependerá deste canal de comunicação entre assessoria e assessorado, conteúdos das notícias, interesse das informações pela mídia e estratégias de impacto desenvolvidas pelo cliente e pela assessoria para atrair atenção ao assunto trabalhado em questão.

Profissionais atuantes no mercado e em diversas áreas de expertise, precisam acreditar que é necessário avaliar melhor e discutir todo este trabalho, pois este é um processo desenvolvido em conjunto com a atuação de diversas partes, para se obter a força e se criar o conceito da marca e da organização que se deseja junto ao público e opinião pública. Desta forma, é preciso conhecer antes de tudo as diferenciações no trabalho de cada um dos profissionais envolvidos neste processo, além de nós que cuidados da comunicação jornalística, que são o profissional de marketing, publicidade e design.

MARKETING

Antes de tudo o profissional de marketing é um consultor e estrategista, ele é responsável por administrar e planejar tudo o que envolve rentabilidade de uma empresa, da fabricação, do produto à venda, do desenvolvimento de serviços. Na verdade, essa atividade envolve ainda a avaliação das necessidades de mercado e identificar demandas, orientando assim os passos de uma empresa nos lançamentos de serviços e produtos, a concretização dos resultados com essas ações e o trabalho de pós-venda, que envolve o monitoramento dos pontos fortes e fracos, que devam ser melhorados. Com isso, percebe-se que a qualificação deste profissional é bem específica e ao mesmo tempo bem articulada, uma vez que é uma área de trabalho voltada para quem gosta de planejar e trabalhar com tudo o que envolve um planejamento: números, pessoas, produtos, matéria-prima, preço, vendas, propaganda, clientes, produção etc.

Sendo assim, o profissional de marketing está muito mais próximo de um administrador geral de uma empresa, do que do setor responsável pela propaganda, pelo design ou pela comunicação. Contudo, para poder estar a frente desse processo de administrar e de desenvolver planejamentos bem feitos, ele precisa entender de ponta-a-ponta todas essas áreas mais abrangentes e amplas que estão inseridas paralelamente na sua atuação no mercado de trabalho.


PUBLICIDADE

A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de idéias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial que impacta por meio de três mecanismos específicos: a atenção, a memorização e a persuasão. A publicidade só tem valor para o negócio se criar uma identificação fácil para o consumidor sobre a marca ou instituição publicitada, criando recall e propiciando interesse no produto ou serviço da empresa ou da marca.
O primeiro ponto forte da publicidade é que ela chega a uma vasta audiência e, desta forma, pode construir o conhecimento sobre uma marca (informar), criar uma imagem de marca e uma posição da marca a longo prazo e aumentar o conhecimento sobre essa marca. Contudo, ela tem uma limitação importante, que constitui um fator negativo, que é o fato do público geral vê-la como uma ação de comunicação intrusiva, dado ao elevado número de inserções em anúncios, spots de rário, peças de mídia exterior e comerciais de Tv.

Para isso, pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes, hábitos de consumo, interesses e necessidades diretas e indiretas. Desta forma, o profissional de publicidade e propaganda atua na elaboração de estratégias e inovações na área de comunicação, visando obter melhoramentos na relação de empresas e instituições com a sociedade através de uma abordagem comunicacional focada em campanhas nos meios e ações promocionais.

Observa-se assim que o trabalho de publicidade pode ser resumido como:
- Promover informação atrativa sobre produtos e serviços;
- Criar expectativa no público quanto a produtos e serviços;
- Criar desejo pelo consumo e aquisição dos produtos e serviços.

DESIGN

É qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de marcas, artes, peças e artefatos de comunicação orientado por uma intenção ou objetivo específico. O profissional em design gráfico desenvolve idéias e mensagens, utilizando conceitos do processo técnico e criatividade.

Com isso, destacamos que os designers gráficos interpretam graficamente uma ideia ou um conjunto de informações, para desenvolver uma comunicação que junto com a publicidade e propaganda, o marketing e a comunicação jornalística possam estabelecer uma imagem conhecida pelo público e, com isso, o trabalho se torne mais um instrumento de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário